Sábado, 19 de Setembro de 2020 21:06
(87) 9.8130-1122
Especiais “Homem Pateta”

“Homem Pateta” é nova ameaça e especialista afirma que diálogo é fundamental para afastar crianças do perigo virtual

Confira na matéria

14/07/2020 18h56
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
“Homem Pateta” é nova ameaça e especialista afirma que diálogo é fundamental para afastar crianças do perigo virtual

Com o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, pais em home office, tendo que conciliar afazeres domésticos e cuidados com os filhos, a utilização de telas por crianças e adolescentes acabou aumentando consideravelmente. O ambiente virtual que vem sendo um grande aliado, também é meio de preocupação, pois uma nova ameaça, conhecida como “Homem Pateta” estaria induzindo jovens à automutilação e ao suicídio.

O coordenador do setor de psicologia do Sistema Hapvida, Carol Costa Júnior, explica que crianças e adolescentes podem ser influenciados por este personagem que se utiliza de estratégias lúdicas, falando a linguagem dos jovens, mas orienta que o diálogo é a chave para manter jovens afastados dos perigos. “As vítimas são crianças de sete a onze anos de idade e de forma lúdica, com jogos, o criminoso os induz a fazer vários desafios que levam a automutilação e suicídio”, esclarece.

O novo personagem, que vem preocupando pais e autoridades, surge como um homem vestido com máscara do personagem Pateta (deformada e assustadora), da Disney, fazendo suas vítimas nas redes sociais, por meio de mensagem de texto, ligações ao vivo e vídeos. O especialista ressalta que é preciso que os pais redobrem os cuidados.

Os perfis que utilizam a imagem possuem poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. A resposta enviada para os jovens, segundo a polícia, tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, provocar automutilação e suicídio.

Apesar dos tempos serem difíceis, o psicólogo Carol Costa Júnior orienta os pais sobre como agir caso venham a descobrir que os filhos estão tendo acesso ao conteúdo apresentado pelo “Homem Pateta”. “Os pais devem conversar com os filhos, explicando os riscos que correm em manter contato com alguém com essas características. Devem assistir juntos os vídeos que agradam seus filhos e tentar participar do mundo virtual das crianças. É importante, ainda, estabelecer uma relação de confiança e passar segurança aos seus filhos, para que estes possam falar sobre qualquer coisa que os aflige. Deve-se ainda denunciar a polícia, e apoiar incondicionalmente seus filhos, caso algo de pior ocorra com os mesmos”, elenca.

Outras ameaças - O caso é semelhante a outros que surgiram recentemente no meio virtual como o da Baleia Azul (nome atribuído a um conjunto de 50 desafios diários e autodestrutivos, cuja última etapa era o convite ao suicídio) e o da boneca Momo (ela trazia desafios para que as crianças se machucassem e também ferissem amigos e familiares). Jovens acabaram morrendo ao participar dos desafios.

Sobre o Sistema Hapvida

Com 6,5 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 194 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 177 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Garanhuns - PE
Atualizado às 20h56 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
29.9 km/h Vento
83.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias